pedir comida celular smartphone aplicativo delivery
# # # # #

Pedir comida em casa, ou no meio da praia, com a mobilidade tudo é possível

outubro 10, 2016

Smartphones e celulares são cada vez mais usados e eles transformaram até a forma de pedir comida

A famosa pergunta “qual é a senha do Wi-Fi?” se popularizou, principalmente, por conta do uso dos smartphones, afinal 81% dos brasileiros utilizam esse tipo de conexão para acessar a internet no aparelho. A partir do código de acesso um mundo inteiro se abre nas mãos do usuário. O smartphone reinventou até mesmo o modo como pedir comida.

Os consumidores estão cada vez mais conectados em dispositivos móveis e com isso os aplicativos estão entrando em ação com diversas funcionalidades, inclusive a do delivery.

Com isso os computadores estão perdendo o destaque.

 

Eles roubaram a cena

Com a ascensão do acesso à internet por celulares e smartphones, o tradicional computador está perdendo espaço nas casas brasileiras. Dados do IBGE confirmam que em 2014 o uso do PC caiu de 88,4% para 76,6% no país.

Mais do que isso: a presença dos microcomputadores, o que envolve notebooks, netbooks, ultrabooks e desktop, passou a fazer parte de somente 48,9% dos domicílios.

Enquanto isso, no universo dos tablets e afins, os números só crescem. Fazer uma consulta online pelo celular se tornou a escolha de 80,4% da população em 2014. Um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Em média 11 milhões de lares espalhados pelo Brasil possuem ao menos um tablet e 21,9% dos brasileiros acessam a internet por meio desse aparelho.

Com sistemas operacionais cada vez mais avançados e com o aumento de capacidade dos smartphones, agora os ‘computadores’ praticamente estão nas mãos dos internautas.

Só para se ter uma ideia, dados globais do aplicativo Antutu Benchmark revelam que os usuários buscam aparelhos com capacidade de armazenamento que variam entre:

  • 16GB (54,62%)
  • 32GB (35,43%)
  • 64GB (5,37%)

Com os avanços tecnológicos essas preferências podem mudar rapidamente e tirar ainda mais os computadores de campo. Basta observar que o iPhone 7, por exemplo, já está no mercado e tem capacidade de até 256GB.

 

Com tanta tecnologia, como oferecer o melhor serviço?

Pedir comida pode parecer algo simples no mundo atual, mas até para essa atividade é bom inovar. Aproveitar as oportunidades que a internet oferece é o caminho do momento para captar clientes e oferecer um serviço de qualidade.

Não sabe por onde começar para ingressar no mundo online com seu restaurante? Vamos dar 3 dicas rápidas para ajudar:

 

1. Tem que ser amigo do smartphone

Se seu estabelecimento oferece ao cliente a possibilidade de pedir comida online pelo site da empresa, preste atenção: em 2015 o Google passou a verificar se as páginas eram ou não responsivas, ou seja, se podem se adaptar em tablets e smartphones. Caso não seja, o website não aparecerá nos primeiros resultados das buscas.

 

2. Aplicativos resolvem muitos problemas

Processos automatizados fazem parte dos aplicativos e vão melhorar bastante não só a vida do cliente, que poderá pedir comida de qualquer lugar com um celular, como dos gestores e funcionários de sua empresa. Afinal, com um tablet e um aplicativo com boa funcionalidade é possível até mesmo monitorar pedidos.

Os brasileiros usam em média 16 aplicativos. Por que não instalar o da sua empresa também?

 

3. Vá além da internet

Entrar no mercado online vai além da instalação de um site, ou aplicativo, ou ainda das duas ferramentas.

É preciso se organizar muito bem para gerir sua equipe, que deve ser bem treinada para se adaptar aos novos sistemas, seus processos internos como o controle financeiro do que entra via pedidos na internet e, se for o caso, até mesmo cuidar da imagem da empresa nas redes sociais, divulgando o serviço.

 

Gostou das dicas? Se quiser compartilhar sua experiência com Aplicativos de Delivery, deixe um comentário logo abaixo!

 

Fontes:

Antutu Report: TOP 10 Global Popular Smart phone and User Preferences,1H 2016. Antutu, 2016

BIANCHI, Paulo. Número de computadores na casa dos brasileiros cai pela 1ª vez, diz IBGE. UOL Notícias, 2015

Celular agora é o principal meio de acesso à internet dos brasileiros. Tudo celular, 2016

GOMES, Helton Simões. Google passa a ‘esconder’ sites descalibrados com o mundo móvel. G1, 2015

Pesquisa mostra comportamento dos usuários de dispositivos móveis na América Latina. E-commerce Brasil, 2015