Grandes apps de delivery

aliados ou vilões?

Donos de restaurante já conhecem de cor e salteado: os famosos aplicativos de entrega fazem propaganda do seu delivery e, em troca, cobram comissões que vão de 12 até 30% por pedido.

A proposta é tentadora, já que com essas ferramentas o dono do negócio - normalmente já muito atarefado - não precisa se preocupar com divulgação e pode focar seu tempo na operação do restaurante.

Mas essa história não anda tendo um final feliz: é cada vez mais comum ver estabelecimentos indo à falência porque confiaram todas as suas vendas nos grandes apps e ficaram 100% dependentes deles. Infelizmente, muitos empreendedores só percebem a lógica perversa dos apps quando é tarde demais.

Vendas desabando
do dia para a noite

Segundo reportagem da BBC Brasil, desde 2019 restaurantes têm sentido quedas bruscas no volume de pedidos vindos pelos apps. Quem já vendeu muito pelos aplicativos no passado confiou no poder deles e agora vê seu negócio ruir. Os que estão recebendo muitos pedidos, porém, ainda têm a chance de não caírem no mesmo erro.

Restaurante no escuro:
o cliente não é seu, é do app

Uma das principais insatisfações dos comerciantes é a falta de contato com o cliente. Ao ver as vendas caírem, não podem nem ao menos falar com seu público para saber o que houve, pois os aplicativos não informam o telefone, e-mail ou nome dos consumidores.

Principais reclamações dos
donos de restaurante:

Queda nas vendas de uma hora para outra

Falta de informações sobre os clientes para entrar em contato

Promoções insustentáveis

Regras de ranqueamento que não são claras

Restaurantes operando normalmente que aparecem fechados ou fora da área

Tempo curto demais para preparo e entrega do pedido

Responsabilidade por falhas dos motoboys dos apps

Concorrência com as refeições de R$4,99 e R$9,99 dos apps

Efeito cascata:
menos vendas, menos empregos

Os efeitos dessas práticas de competição pouco saudáveis vão longe: além de verem seus restaurantes fechando as portas (muitas vezes fruto do trabalho e investimento da vida inteira), funcionários são demitidos e fornecedores também são impactados.

Ser independente
é questão de sobrevivência

Quem duvidou um dia já tem certeza hoje: é preciso ter controle sobre suas vendas e clientes para manter o restaurante lucrativo. Contar com ferramentas que auxiliam nessa independência é fundamental, como um aplicativo próprio do restaurante para atender os clientes que gostam de pedir online e o métodos de divulgação diretos com o público.

Esse último, quando é facilitado é ainda melhor. Nisso, ferramentas como SMS, e-mail marketing e notificações push são eficazes, pois trazem resultados, custam pouco e não demandam tempo e conhecimento técnico dos donos de restaurante.

O Vitto tem todas essas facilidades e muito mais. Quer conhecer melhor? Informe os dados abaixo. Vamos adorar ajudar seu restaurante a ser independente!

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Referências

BBC
Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

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Bem Paraná
Aplicativos de delivery e 'canibalismo': a guerra que os consumidores não veem

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