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Caso de sucesso:

Don Carlo's: a pizzaria que tem

4938% de retorno

em campanhas de SMS

O mercado anda muito mais disputado. Quem abre um restaurante hoje em dia já precisa começar com pedido online

O proprietário da pizzaria Don Carlos de Niterói precisou de muitas idas e vindas para aprender tudo que sabe e fazer campanhas de divulgação com até 4938% de retorno. Nós pegamos carona nessa experiência toda para contar o caminho das pedr..., ou melhor, a história de sucesso dele para você ;)

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Primeira parada: abasteça o tanque com conhecimento

Antes de embarcar em qualquer empreendimento é preciso se preparar, e existem várias formas de fazer isso.

A maneira encontrada pelo Carlos envolveu uma longa viagem de seis anos para um país tão tão distante. Tanto no período em que morou na Austrália, quanto no Brasil, Carlos sempre buscou aprender com tudo ao redor e acumulou conhecimentos em administração, marketing, rotina de restaurantes e como administrar um negócio com qualidade. Quando voltou para Niterói, ele estava com o tanque cheio de aprendizados que foram aplicados na pizzaria que abriu.

Parceira do Sistema Vitto desde 2015, a Pizzaria Don Carlos sempre teve as portas abertas para testar novidades, e foi assim que experimentou o envio de SMS logo que a ferramenta foi lançada no sistema, em 2017.

O SMS não é o único meio de divulgação utilizado por eles, mas é o principal quando o assunto é fazer clientes comprarem novamente. “Faço divulgação nas mídias sociais para atingir novas pessoas e por SMS para atingir quem já me conhece e fazê-los retornar”, conta.

Desde que iniciou essa estratégia até agora já foram cerca de 70 campanhas enviadas, com retornos que vão de 220% até, pasme, 4938%. Ou seja, para cada R$ 1 investido na campanha, ele teve R$ 49,38 de retorno.

O segredo? Segmentar o público, enviar cupons de desconto e não parar nunca.

“Todo SMS que eu disparo tem um cupom de desconto e as campanhas dão um retorno muito bom. Aprendi a fazer as campanhas dessa forma seguindo dicas do Vitto”, afirma o empreendedor.

As dicas que o Carlos aprendeu com a equipe Vitto estão todas detalhadas no e-book grátis de Marketing para Restaurantes e demonstra que mesmo os empreendedores mais experientes estão sempre dispostos a aprender mais.

A segmentação, uma das dicas destacadas no e-book, também é utilizada na pizzaria: Carlos diz que “o foco das campanhas é em clientes que estão há muito tempo sem fazer pedido, que nunca pediram e em aniversariantes do mês”. Todos esses dados constam nos relatórios do Sistema Vitto de forma fácil de ser acessada.

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Esqueça o velho mapa da mina. É o GPS do Vitto que vai te guiar nessa jornada

Tanque cheio e piloto preparado, então a hora de dar partida é agora. Quem deixa pra depois pode encontrar um grande fluxo no caminho e vias congestionadas. Siga a rota:

Avance em direção à Avenida do Sucesso;

Ao ver a Praça do Cupons de Desconto, acelere

Vire à direita na Rua da Divulgação por SMS. Atenção! Nesse ponto é proibido estacionar;

Depois vire à esquerda na Rodovia das Campanhas Segmentadas;

Passando pelo Viaduto das Ferramentas Seguras, você chegará ao seu destino

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Pisando no freio: pista escorregadia adiante

Mais do que aprender com os acertos, é importante observar os erros que outros já cometeram - uma lição que Carlos também tem a ensinar.

“Já usei uma outra plataforma para mandar SMS, mas não tive o mesmo retorno que tenho com o Vitto”

Existem ferramentas no mercado que enviam SMS’s por preços módicos, mas é preciso ficar atento para o barato não sair caro. Na maioria das vezes tais ferramentas utilizam linhas de celular comuns para fazer disparos comerciais - uma prática que as operadoras de telefonia proíbem.

Os estabelecimentos que contratam essas ferramentas perdem de duas formas: a primeira pode ser tendo as campanhas bloqueadas pela operadora. Ou seja, a operadora identificou o uso comercial da linha comum e bloqueou os disparos. A mensagem parece ser entregue aos clientes, mas na verdade não foi.

A segunda é que, mesmo quando a mensagem é entregue, o cliente a recebe com um número de celular comum como remetente, então evita clicar nos links incluídos nela porque acredita que se trata de um golpe.

Já nos disparos feitos com ferramentas seguras, o número do remetente tem 5 dígitos e traz confiança ao cliente, já que esse é o padrão das mensagens enviadas por todas as grandes empresas, como bancos, e-commerces e até mesmo as próprias operadoras.

Portanto, quem já tentou fazer uma campanha por essas vias e não teve muito sucesso precisa dar uma nova chance para as ferramentas certas ;)

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Aprenda um caminho diferente e seja o primeiro a chegar ao destino

Chegando ao fim do nosso passeio pelas experiências do piloto da Pizzaria Don Carlos, ganhamos uma dica que vale ouro:

“Quando o cliente faz o primeiro pedido online eu já envio um cupom de desconto para a segunda compra dele. Assim garanto o retorno do cliente para o aplicativo, é uma estratégia de fidelização na plataforma”, ele nos conta.

E encerramos com esse conselho que nos mostra que nem só de cupons para primeira compra vive a fidelização. Pensar em formas de trazer o cliente de volta nos próximas pedidos também vale a pena.

Quer conhecer a ferramenta que permitiu o Don Carlos ter esse sucesso todo? Fale com um dos nossos consultores e receba uma demonstração grátis. ;)

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